Como
Criar um Marketing Digital Para Meu Blog
O Que é Marketing Digital
Marketing
Digital é o uso de diversas fontes da internet para propagar e/ou divulgar seu
projeto na grande rede.
Porque Seu Blog Precisa Disso
Nenhum
projeto sobrevive no anonimato, por isso precisamos trabalhar tanto em nosso
coteúdo quanto na divulgação dele, pois não adianta ter um bom conteúdo sem
visitas, da mesma forma que não adianta ter muitas visitas e não ter um bom
conteúdo.
Como Fazer um Marketing Digital
Realmente Efetivo
Use as
seguintes formas abaixo:
Use
seu E-Mail Marketing Corretamente
Use um Auto Responder Efetivo
Auto
Responder é a ferramenta que você vai utilizar para enviar e-mails para sua
lista.
Porque?
Simples..
Não dá para enviar e-mails utilizando seu serviço de e-mail (gmail, hotmail,
yahoo, etc) de modo profissional.
Um auto
responder é a maneira mais profissional que existe para você enviar e-mails e
monitorar sua lista, conferindo a taxa de abertura e de rejeição, assim podendo
fazer testes para melhorar cada vez mais seus e-mails e sua taxa de abertura.
Segue uma
lista com os melhores auto responders do mercado:
·
Aweber
·
Mailchimp
·
Getresponse
·
Trafficwave
·
Klickmail
Escolha o
que melhor combinar com seus objetivos e com seu orçamento.
Dica: Jamais escolha um auto responder
gratuito, o barato pode sair caro para você!
Fale de um Para um
Use sempre
seu nome ao invés de utilizar o nome de sua marca e/ou empresa.
Isso traz
um ar mais informal e o fato do seu cliente saber que há outra pessoa do outro
lado fará ele ser mais receptivo ao receber suas mensagens.
Convenhamos,
não há nada mais chato do que receber e-mails de empresas, sejam quais forem,
pois sempre associamos estes e-mails a propagandas.
Usar seu
nome cria uma 'intimidade' maior com seu cliente, fazendo você conseguir ficar
mais próximo dele.
Escreva Títulos Interessantes
Crie
títulos que façam seu cliente passar por diversas emoções, tais como
curiosidade, entusiasmo, felicidade, etc.
Jamais
escreva um título clichê, sempre elabore um bom título, algo que desperte o
interesse de seu cliente, algo que ele realmente precise saber, faça ele
pensar: 'Eu preciso saber o que tem nesse
e-mail!'
O exemplo
acima foi o da curiosidade, uma das várias coisas que você pode explorar em um
bom título.
Cá entre
nós, de nada adianta o conteúdo do seu artigo for a solução da vida do seu
cliente se o título for simples e vazio.
Veja
bem... Quando você vê uma casa feia, você logo acha que o que tem por dentro
deve ser pior ainda, ou não? É aí que está a explicação, pois se o seu cliente
ver um título ruim, na mesma hora achará que o artigo será ainda pior, então
capriche tanto no título quanto no artigo, sempre!
Um bom
título basicamente é composto pelo seguinte:
·
Curto
e direto;
·
Desperta
alguma(s) emoção(ões) no leitor;
·
Aborda
algo que o leitor tem interesse;
·
É
específico;
·
Chama
o leitor para clicar no artigo, ou seja, é algo com 'urgência';
·
Não
é clichê (algo que a maioria usa).
Crie sua Lista, Nunca Compre
Não vou
nem me alongar muito nesse assunto, pois o título por si só já diz tudo, aliás,
esse é um bom título, me referindo ao texto acima. =D
Veja
alguns pontos sobre isso:
·
É
crime;
·
É
desonesto;
·
Não
funciona, pois não são seus clientes;
·
Suja
sua reputação;
·
Põe
você na lista negra (seus e-mails caindo na caixa de spam);
·
Você
gastará seu dinheiro atoa;
·
Precisa
de mais?
Cuidado com o Número de E-mails
Você gosta
de receber muitos e-mails (seja lá de quem for)?
Aposto que
até mesmo se sua namorada(o) te enviasse 30 e-mails por dia, você iria ficar
bem chateado, ou não?! rsrs
Pois é,
com seus clientes não é diferente!
Faça o
envio de seus e-mails de maneira correta e fracionada.
·
Envie
somente e-mails realmente uteis;
·
Nunca
envie por dois dias seguidos;
·
Não
envie e-mails em finais de semana.
Envie
sempre de segunda a sexta, pois em finais de semana, a grande maioria das
pessoas sai para se divertir, deixando para lerem seus e-mails em dias de
semana.
Seja Curto e Grosso
Não
importa o tipo de conteúdo que seu e-mail vai ter, se será uma apresentação em
PowerPoint em anexo, se será para um vídeo, uma imagem ou um texto. Sempre seja
o mais breve possível!
Ser breve
não significa escrever algo muito pequeno, significa escrever algo resumido e
de extremo valor, sem rodeios, sem lorotas ou enrolação, tudo direto ao ponto.
Dê Algo em Troca
Jamais
fique a todo tempo enviando e-mails a seus clientes oferecendo seus produtos
para eles comprarem!
Já somos
bombardeados quase 24h por dia com propagandas na tv, rádio, internet, jornais,
chega!
Não é
errado enviar alguma propaganda, pelo contrário, é através da propaganda que
ganhamos nosso dinheiro, mas.. Faça diferente!
Como assim?
Sempre que
puder, presenteie seu cliente com algum 'brinde’, seja uma informação útil, um
agradecimento, enfim, seja amigo de seu cliente, dê algo para ele, então ele
será tão agradecido que não conseguirá recusar seus e-mails pela gratidão que
tem a você pelo conteúdo que está oferecendo gratuitamente a ele!
Procure não usar Imagens
E-mails
com imagens não são muito interessantes.. Porque?
Os
servidores de e-mails encaram e-mails com imagens como spam, algo nada
interessante para seu projeto.
Dê
preferência a links em seus e-mails ao invés de imagens, algo muito mais
simples e produtivo!
Sempre Tenha uma 'Chamada Para a
Ação'
A chamada
para atenção é o convite que você faz ao seu leitor para ir para o seu artigo
ou propaganda.
Uma boa
dica é você usar a chamada para ação durante o e-mail e não apenas no final,
use no início, meio e fim!
Dicas de
chamada para a ação:
·
Clique
aqui;
·
Veja
agora;
·
Você
não pode ficar sem saber disso;
·
Veja
isso;
·
Inacreditável.
Configure
Corretamente o Seo do Seu Projeto
O Que é Seo
Seo
(Search Engine Optimization em inglês) é um conjunto de técnicas que têm como
alvo tornar projetos (sites ou blog) melhores para os mecanismos de buscas de
forma geral através de otimização das palavras-chave.
A Importância do Seo
Seo
(Search Engine Optimization em inglês) é algo muito importante, na verdade, na
minha opinião é o fator mais importante, algo que realmente separa os adultos
dos meninos.
Um projeto
otimizado para os mecanismos de buscas sem dúvidas receberá muito mais
visitando qualificados, ou seja, interessados em seu projeto do que os projetos
que não são otimizados, pois sem esta otimização, como o seu público achará
você?
Lembrando
que estamos falando de tráfego orgânico (gratuito), ou seja, o cenário muda um
pouco quando você trabalha com tráfego pago.
Plugin: Wordpress Seo By Yoast
Para quem
usa a plataforma wordpress para gerenciar seu projeto, pode contar com um dos
melhores (se não for o melhor) plugins da atualidade.
Para quem
tem o não têm muito conhecimento em seo, ele é muito útil, pois ele configura
seu artigo para ele ficar amigável para aparecer bem posicionado nos mecanismos
de buscas.
Abaixo,
ensinarei como configurar este plugin para você criar artigos 100% otimizados e
receber muitas visitas de maneira gratuita!
Instalando o Wordpress Seo By Yoast
1. Acesse
seu painel de gerenciamento no wordpress através do endereço 'www.seusite.com/wp-admin'.
2. No menu
lateral, clique em ‘Plugins >
Adicionar Novo’.
3.
Pesquise pelo plugin 'Wordpress Seo By
Yoast'.
4. Digite
em nome do plugin e clique em 'pesquisar'.
5.
Localize o plugin e clique em 'instalar'
ou 'instalar agora'.
6. Após a
instalação for concluída, clique em 'ativar'
ou 'ativar plugin'.
7. Pronto,
agora basta localizar seu plugin no menu lateral e utilizá-lo à vontade!
Otimizando Seu Conteúdo
Para usar
o plugin da maneira correta, vamos recorrer ao Planejador de Palavras-Chave do Google.
Essa
ferramenta consiste em listar para você os termos mais buscados dentro do seu
nicho de atuação.
Quando
você tem em mãos essas palavras-chave, você as utiliza em seus artigos, ou
seja, seus artigos ficaram visíveis aos mecanismos de busca devido a
palavra-chave ser muito procurada e por ela estar presente em seus artigos,
logo seus artigos e seu projeto receberá muitas visitas, e o melhor, de forma
gratuita!
O Planejador de Palavras-Chave do
Google
Para
acessá-lo, clique aqui (Faça login, caso preciso)
1. Após
ter logado, clique em 'Pesquisar novas
ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios'.
2. No
campo que aparecer, digite o termo mais comum do seu nicho, neste exemplo
usarei o termo 'musculação'.
3. Clique
em 'Obter ideias'.
4. Clique
em 'Ideias de palavras-chave' para
você ter um resultado mais amplo.
5. Assim,
você receberá uma infinidade de palavras-chave relacionadas a palavra que você
digitou e o número de pesquisas mensais que cada termo possui.
6. Para
esta ordem ficar correta, ou seja, da maior para a menor, clique em 'Média de pesquisas mensais'.
7. Copie
os termos mais buscados, guarde-os e utilize estes termos nos títulos e dentro
de seus artigos.
Palavra-chave no Wordpress Seo By
Yoast
Para
inserir corretamente uma palavra-chave em seu artigo, cole um termo no plugin,
como na imagem abaixo.
O plugin
listará a melhor forma de você trabalhar com a palavra-chave que você inseriu e
ficar melhor posicionado nos mecanismos de buscas quando a palavra-chave que
você utilizou for procurada.
Seo é algo
grandioso e não se resume somente na ferramenta acima, porém, de início é algo
ótimo que irá lhe ajudar muito.
Navegando
neste blog, você encontrará diversos artigos sobre seo e como otimizar seu
projeto para ele receber milhares de visitas!
Tráfego
Tipos de tráfego
Antes de
listar as fontes de tráfego, devo dizer que existem 2 tipos de tráfego:
1. Tráfego
Pago
2. Tráfego
Gratuito
Tráfego Pago
Prós: É o famoso tráfego certo, ou seja,
é quase impossível você não receber visitas ao pagar algum meio de comunicação
para divulgar seu projeto, pois geralmente os meios de comunicação possuem um
público muito grande, o que torna quase que obrigatório seu site ser
visualizado e clicado pelos internautas. Também devo ressaltar que esse tráfego
é mais qualificado se comparado ao tráfego gratuito, pois normalmente o seu
anúncio está sendo divulgado em uma área em que pessoas do seu nicho estão, ou
seja, se alguém clicou em seu anuncio é porque já está interessado no que você
tem a oferecer.
Contras: Como o próprio nome diz, é pago,
ou seja, você precisa sempre investir uma parte dos seus lucros para pagar este
tipo de publicidade, se não 'adeus visitas'.
Tráfego Gratuito
Prós: Como o nome diz, é 'di grátis', ou
seja, zero custo, nada mal! rsrs
Isso sem
mencionar que existem diversas ferramentas para você utilizar, ou seja, boas
opções para você divulgar seu projeto para um público muito grande de modo
totalmente gratuito.
Contras: É um tráfego mais demorado em
relação ao tráfego pago, pois até seu projeto estar bem posicionado nos
mecanismos de buscas, isso poderá levar um tempo, além de ser mais trabalhoso
publicar seu projeto diariamente nas ferramentas de tráfego gratuito.
Fontes de Tráfego Pago
Abaixo,
citarei as melhores fontes de tráfego pago:
Google Adwords
O Google
Adwords é o sistema de anúncios do Google. Esta ferramenta destaca seu projeto
nos mecanismos de busca do Google de acordo com a palavra-chave que você
posicionar. Você é cobrado por cada clique ou número que visualizações que seu
anúncio obtiver.
Facebook ADS
É o
sistema de anúncios do Facebook, idêntico ao sistema acima do Google, porém, na
plataforma do Facebook.
Anúncios
Esta forma
é muito popular, consiste em você pagar o autor de um grande site para anunciar
por um tempo determinado.
Artigos Patrocinados
Consiste
em você pagar o autor de um grande site para criar um artigo direcionando para
seu projeto.
Fontes de Tráfego Gratuito
Abaixo,
citarei as melhores fontes de tráfego gratuito:
Conteúdo
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