Encontre artigos, Publique artigos e Use artigos gratuitos em seu site!

GOSTA DE ESCREVER? CLIQUE AQUI E SEJA UM(A) ESCRITOR(A) DO NOSSO BLOG

Receber atualizações?

Receber atualizações?

Top mensal

Pos. Autor Artigos
Não há ranking por enquanto.

Top anual

Pos. Autor Artigos
Não há ranking por enquanto.

Top geral

Pos. Autor Artigos
1 º RAIMUNDO 2808 artigos
2 º IZAIAS 1991 artigos
3 º ROBERTO 1020 artigos
4 º EVANDRO 830 artigos
5 º TELMO 619 artigos
6 º LEITURA 607 artigos
7 º ANA 498 artigos
8 º KAIO 284 artigos
9 º TAISLAINE 267 artigos
10 º CARLOS 210 artigos

Receber atualizações?

 

Procurar artigos

Encontre artigos para ler ou usar no seu site. Use a busca avançada.
 

Publicar artigos

Publique artigos com suas ideias e aumente a quantidade dos seus pontos e projetos online.
 

Cadastre-se grátis

O cadastro é rápido e gratuito! Comece a publicar seus artigos hoje mesmo!

Esta É A Maior Máquina De Gerar Riqueza

Em 16 anos de vida, ela nunca teve uma lâmpada sequer em casa. E olha a casa:


Amanda vive com a família em uma casinha de madeira, em cima do rio Paraguai, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. 

Só é possível chegar lá de barco.

 

Na casa de três cômodos moram: pai, mãe, 9 filhos e 2 netos.
 

Eu conheci a história dessa família através do Lucas, que é um empresário de Olímpia (SP) e é membro do nosso grupo estratégico, o Fusion.

E eu gostei tanto dessa história que irei compartilhar com você.

Acho que é uma boa leitura para o Domingo, principalmente nessa época de final de ano, quando a gente começa a refletir sobre o que fez ou deixou de fazer durante o ano todo.


Quando o Olho Está Treinado, A Oportunidade Aparece 

Todos os anos, Lucas e um grupo de amigos empresários vão pescar em Corumbá. O ritual entre amigos acontece há sete anos, duas vezes no ano: março e setembro.

Todas as vezes que eles passavam de barco para chegar ao destino da pescaria, notavam os costumes e características de quem vivia na região.

Na maioria dos casos, a população daquela área morava em condições insalubres, em casas muito, muito simples, de madeira e construídas em cima da água. São as chamadas palafitas.

E são pessoas de hábitos simples que, praticamente, vivem integrados à natureza.

É uma realidade muito distante da que a maioria das pessoas de cidades grandes está acostumado. Nada de prédios, carros ou mesmo computadores. É um outro mundo.

Um dia, ao retornarem à noite, Lucas e os amigos perceberam que tudo estava escuro. Uma casa ou outra tinha uma vela acesa, ou uma lamparina, e nada mais.

O resto era escuridão total.

Ele e os amigos, todos empresários de vários locais de São Paulo, começaram a se questionar como era viver uma vida sem energia elétrica e sem itens básicos.

Nossa! Aquilo mexeu com o grupo todo.

O Lucas tem uma empresa que monta torres e sistemas de comunicação. Nesse trabalho, ele usa placas de energia fotovoltaica, que transformam luz solar em energia elétrica, sabe?

Placas neste estilo:

 

Um dia, vendo a situação das famílias da região onde passa uma semana inteira pescando, resolveu entender mais sobre a realidade daquela população quanto ao acesso à energia elétrica.

O que ele descobriu foi que...

Famílias inteiras vivem uma vida inteira sem energia elétrica, pescam para garantir seu sustento e, na hora de comprar comida, têm que viajar uma semana inteira de barco para ir e voltar da cidade mais próxima.

Uma Semana. 

Isso aconteceu há dois anos.

Voltou para casa, pensou, pensou, pensou…

Olhou para seu estoque e viu ali uma coisa que poderia ajudar…

Um kit de iluminação por energia solar.

Acendeu uma luz na cabeça do Lucas!

No ano seguinte, teve a ideia de levar um kit para a pescaria. Reuniu os amigos e comunicou a sua ideia. Todos se uniram.

Juntou uma placa solar, uma bateria, uma controladora e seis lâmpadas, colocou na mala e foi embora para o Mato Grosso do Sul.

Ali, o grupo começou a pesquisar a situação das famílias. E foi aí que Lucas encontrou a família da Amanda e de seu pai, o Seu Antônio.

Lucas e seus amigos passaram horas explicando à família dele como funcionava a luz por energia solar, o que precisaria para instalar e como a família poderia usar. 

E decidiu dar de presente a instalação do kit e de 5 lâmpadas para Amanda e seus familiares. 

A família estava curiosa. Era uma grande novidade aquilo tudo. 

Imagina você viver uma vida alternando entre velas, lamparinas e escuridão e, de repente, saber que pode ter sua casa iluminada com um simples botão!

Foi um dia inteiro na pequena e simples casa de madeira sobre o rio. O grupo trabalhou intensamente na instalação da placa e de todo o kit. 

 

Também colocou uma lâmpada em cada cômodo e ensinou como usar e manter as placas de energia solar.

Na foto abaixo, tem o seu Antônio segurando a bandeira do lado esquerdo, Amanda e sua irmã do lado direito e Lucas com as mãos na cintura.


 

Você notou algo de diferente na foto?

É que tem mais uma coisa aí que você precisa saber.

No final da instalação do kit de luz, Lucas quis registrar o trabalho feito. Chamou toda a família para uma foto. Essa aí de cima.

Os outros sete filhos de Seu Antônio tinham saído para pescar e garantir o sustento da família. A esposa dele estava na cidade, fazendo as compras da família e ainda faltava 2 dias para retornar.

Então, ele chamou as duas filhas e os netos…

Mas ao se preparem para registrar o momento, eis a surpresa.

Seu Antônio pediu um momentinho, pois precisava vestir a sua melhor roupa para a ocasião. Aquele momento era um marco na vida da família e ele não poderia aparecer de qualquer jeito na foto.

Foi lá dentro da casa, trocou de roupa e voltou com a camisa e a bandeira do Flamengo. Orgulhosamente estufou o peito rubro-negro e estendeu a bandeira para sair bem na foto.

Sorriu e disse: “agora, sim, já estou pronto para esse momentoâ€.



Que Lição Podemos Tirar Desta História?

Tem 3 coisas importantes que queria compartilhar com você dessa história. 

1. Humanos Precisam De Algo Maior 

Nós, como seres humanos, temos a necessidade de estarmos atrelados a algo que é superior a nós. Que seja maior que nossa finita vida.

E temos muitas maneiras de fazer isso.

Do ponto de vista de marketing, as marcas têm esse papel na nossa vida.

O fato do Seu Antônio ter ido buscar a camisa e bandeira do clube para sair na foto prova isso. Ele queira mostrar que fazia parte de algo. De um grupo, de uma tribo.

Todos fazemos isso, vez ou outra. Seja com partido político, clube de futebol, com religião ou estilo de vida. Queremos mostrar que fazemos parte. 

E as grandes marcas têm o poder de proporcionar isso com as pessoas. Pergunta para os fãs da Apple, da Harley Davidson ou seu amigo vegano.



2. Negócios Precisam de Algo Maior

Lucas ajuda famílias ribeirinhas porque ele quer, porque ele se sente feliz. Ele e seus amigos tiram dinheiro do seu próprio bolso para fazer a vida daquelas pessoas um pouco melhor.

Apesar de não ser o objetivo, certamente quem sabe da história acaba admirando o Lucas (e sua empresa) por ser uma marca com uma missão por trás dela. Não é só ganhar dinheiro.

Como sua empresa torna o mundo o lugar melhor? 

Quais pessoas se beneficiam direta ou indiretamente da riqueza que você gera como empreendedor?



3. Posicione-se Para Ser Uma Ferramenta Do Bem

Ter uma empresa é sentir o poder da maior ferramenta geradora de riqueza que a humanidade já viu: o empreendedorismo. Gera riqueza para o governo, para os funcionários, para os clientes, para os sócios. 

Mas tenho de lembrar que uma vida que vale a pena é aquela que enriquece e melhora a vida dos outros a sua volta. Uma vida rica mas solitária é, na verdade, uma vida pobre.


Esta Semana Tivemos A Black Friday

E o mundo todo celebrou os grandes descontos comerciais que vêm acompanhados dessa data.

Mas o verdadeiro sentido dessa data já se perdeu. Até mesmo no país onde essa tradição é mais forte, nos Estados Unidos.

Tradicionalmente, a Black Friday, a Sexta-feira Negra, acontece um dia depois da 3ª quinta-feria do mês de novembro, que os norte-americanos comemoram o Dia de Ação de Graças.

O Dia de Ação de Graças é um dia de estar com a família, como o Natal e a Páscoa. É uma dia de oração, de refletir e agradecer pelo que se conseguiu durante o ano.

A primeira Ação de Graças da História, aconteceu no Estado Norte-americano de Massachusetts em 1960. E nesse dia, os colonos dividiram toda a comida que tinham com outras famílias, marcando a data também como uma data de doação.

Na Ação de Graças do ano seguinte, no mesmo Estado, cerca de 90 índios, que não faziam parte das colônias, foram chamados para comer e beber na mesma mesa dos colonos, dividindo a comida que era pouca, porque naquele ano a colheita havia sido pouco e basicamente o que eles tinham para dividir era milho.

Percebe como o verdadeiro significado da Ação de Graça é muito maior do que simplesmente dar descontos e fazer promoções?

Que você possa ser um bom empreendedor. 

Que além de ético, honesto e realizador, você possa ser também ser um agente do bem. Que tem os olhos abertos para as necessidades das pessoas que cruzarem seu caminho, compartilhando os frutos do seu trabalho com que você julgar merecedor.

Lucas um dia empreendeu. Sua vida mudou e anos mais tarde pode ajudar mudar a vida da Amanda e do seu Antônio e seus 9 filhos. Possivelmente, para sempre.

A Amanda nem imagina que agora a história dela está sendo contada para mais de 200 mil empresários que fazem parte da minha lista.

Faço isso na esperança de quem sabe inspirar você a ajudar outra pessoa. Esse ano. Esse mês… ou essa semana.

Assim a roda da abundância gira. E o mundo de fato se tornar um lugar melhor.

Assim, você deixa de ser um vendedor de produtos ou serviços em troca de dinheiro, para se tornar um anjo que muda vidas. 

Obrigado pela inspiração, Lucas. 

E obrigado você por ter lido até aqui e por me apoiar nessa batalha contra a pobreza, mental, ética e financeira do nosso planeta.

Criado em: 13/12/2018 15:02:14.

Sobre o autor


              

Leia também:

Artigos recentes

O Mosteiro de Sumela ? um mosteiro ortodoxo grego

🔴Madre Teresa de Calcutá🔴

Pigmeus, nome usado para designar um grupo de tribos de pele escura

O LAGO NATRON, O LAGO MAIS MORTAL DO MUNDO.

Ruth Lee, uma recepcionista de um restaurante chinês nos EUA, ela está hasteando a bandeira da antiga Republica da China

O ESTRANHO RITUAL DE DESENTERRAR OS MORTOS PARA FESTEJAR

Desintoxicação do corpo: o processo para purificar sua vida, mente e alma

Mantendo seu corpo em forma por meio de uma alimentação adequada

Como Fazer a Desintoxicação do Seu Corpo

Nós atraímos o que está acontecendo dentro de nós


Artigos mais lidos

Monumentos e obras pelo mundo

AMACIANTE DE CARNE QUE NÃO FAZ MAL PARA A SAÚDE

Como deixar um homem apaixonado usando o poder feminino

Não sou casada no papel. Posso tomar santa ceia?

Expansão Européia e Conquista da América Conquista da America

SCI - Sistema de Consumo Inteligente - Ganhe Dinheiro Consumindo Alimentos Básicos

EDUCAÇÃO E DIREITO DE TODOS.

A era Vargas: Política, Economia e Sociedade

Espécies de cactos ornamentais e seus nomes

BICHO DE PÉ

Deixe seu comentário

© 2024. Todos os direitos reservados.