Encontre artigos, Publique artigos e Use artigos gratuitos em seu site!

GOSTA DE ESCREVER? CLIQUE AQUI E SEJA UM(A) ESCRITOR(A) DO NOSSO BLOG

Receber atualizações?

Receber atualizações?

Top mensal

Pos. Autor Artigos
Não há ranking por enquanto.

Top anual

Pos. Autor Artigos
1 º LEITURA 233 artigos

Top geral

Pos. Autor Artigos
1 º RAIMUNDO 2808 artigos
2 º IZAIAS 1991 artigos
3 º ROBERTO 1020 artigos
4 º EVANDRO 830 artigos
5 º TELMO 619 artigos
6 º ANA 498 artigos
7 º LEITURA 456 artigos
8 º KAIO 284 artigos
9 º TAISLAINE 267 artigos
10 º CARLOS 210 artigos

Receber atualizações?

 

Procurar artigos

Encontre artigos para ler ou usar no seu site. Use a busca avançada.
 

Publicar artigos

Publique artigos com suas ideias e aumente a quantidade dos seus pontos e projetos online.
 

Cadastre-se grátis

O cadastro é rápido e gratuito! Comece a publicar seus artigos hoje mesmo!
PUBLICIDADE

Tudo se ilumina - Jonathan Safran Foer

PUBLICIDADE
?Acho que é por isso que me delicio tanto em escrever para você. Assim consigo ser como não sou, mas como desejo que Pequeno Igor me veja. Consigo ser engraçado, pois tenho tempo para meditar sobre como ser engraçado, consigo reparar meus erros quando eu desempenho erros, e consigo ser uma pessoa melancólica de formas que são interessantes, não apenas pura melancolia. Ao escrever, nós recebemos segundas chances.? (FOER, p.195, 2002)

Descobri ?Tudo se Ilumina? quando li o belo ?Extremamente Alto, Incrivelmente Perto? e fiquei curiosa para conferir mais uma obra de Jonathan Safran Foer.

Essa, que é sua obra de estreia, nasceu da intenção do autor, um jovem judeu, de saber mais sobre as origens da família, em especial de seu avô. Para isso, Jonathan partiu em uma viagem para a Ucrânia, mas a viagem não lhe proporcionou todas as respostas desejadas, o que impediu que escrevesse o livro não-ficcional que pretendia. Mas uma nova ideia surgiu: fazer um livro que mesclasse realidade e ficção. É por isso que ?Tudo se Ilumina? conta a história de um jovem escritor (que leva o nome do autor do livro) que vai para a Ucrânia a fim de saber mais sobre as origens do avô e encontrar uma mulher que o salvou dos nazistas. Para a sua jornada, o personagem Jonathan contrata os serviços de um intérprete, Alex, um jovem que sonha em ir para a América e tem algumas dificuldades com o inglês. Também farão parte da jornada o avô de Alex e cachorrinha da família, Sammy Davis, Junior, Junior.

A história é contada em três narrativas distintas em tempo, narrador e estilo: na primeira, Alex conta a jornada que viveram, se referindo a Jonathan como ?o herói da história?. Esses foram os meus trechos favoritos, já que Alex se torna um narrador bastante divertido devido às suas dificuldades com o inglês. O que acontece é que o personagem confunde palavras e, muitas vezes, tenta substituir palavras simples por outras mais complicadas, de forma que quase tudo o que diz soa como uma longa carta repleta de Homo Sapiens com bombas aórticas gigantescas (entendedores, entenderão. Caso o contrário, confira aqui). Para Alex, ?dinheiro? é ?moeda-corrente?, ?papo furado? é ?conversa esburacada?. Diga-se de passagem que a tradução merece destaque, pois não deve ter sido tarefa fácil.

?Acho que manufaturei meias-verdades porque isso faz com que eu me sinta uma pessoa de primeira qualidade? (p. 194)

A segunda narrativa traz a voz de Jonathan como escritor do livro de não ficção no qual conta a origem da aldeia onde seu avô foi criado e o passar dos anos até à Segunda Guerra Mundial. Nesses trechos esteve o meu problema com o livro. Enquanto a narrativa de Alex compensa a lentidão com que a história avança sendo divertida, a narrativa ?não-ficcional? é monótona e desinteressante porque os mesmos floreios que Alex faz com sua dificuldade em encontrar a palavra certa, Jonathan (o personagem) parece fazer por ter dificuldade em preencher as lacunas da história. Assim, cada vez que um desses capítulos iniciava, eu me desanimava.

Por fim, há uma terceira narrativa que, no presente, une as duas anteriores (uma em um passado próximo, outra em um passado distante) mostrando que as duas eram livros dentro desse livro. Nela, Alex aparece novamente como narrador, dessa vez escrevendo cartas para Jonathan e comentando a leitura do livro que o amigo está escrevendo. Assim descobrimos que tanto Jonathan, quanto Alex estão escrevendo seus livros e enviando um para o outro trechos dos manuscritos. O leitor, por sua vez, tem acesso aos dois e mesmo não lendo as cartas de Jonathan é possível conhecer seu conteúdo pelas respostas de Alex. É nas cartas, inclusive, que Alex vai aos poucos se revelando um rapaz sensível, que se acha tão insignificante a ponto de escolher contar a história de outra pessoa ao invés da sua, sem perceber que é muito mais interessante que o amigo. Esse é o grande mérito desses trechos que, de resto, se limitam a comentar a parte mais insossa do livro. Inclusive, sou da opinião que as cartas de Alex permitiriam suprimir completamente os manuscritos de Jonathan e nos apresentar seu conteúdo somente pela forma como o Alex fala sobre ele. Ao fazer as duas coisas, o autor obriga o leitor a encarar um trecho enfadonho e depois ainda vê-lo ser comentado, o que deixa o livro repetitivo.

Foer teve a intenção de criar uma estrutura diferente, fazendo de ?Tudo se Ilumina? mais do que a história de perdas de uma família. Sua história tinha tudo para ser divertida e emocionante (a jornada para encontrar respostas sobre a família de Jonathan acaba revelando também algumas sobre a família de Alex, além de proporcionar um amadurecimento para este), o problema foi que a história se perdeu em meio a um texto que chama mais atenção pela maneira como diz do que pelo que diz. Ao querer contar a história de um jeito diferente, Foer deixou o conteúdo em segundo plano, perdendo-o em meio à forma.


Resenha elaborada por Mariana Fontana Szewkies


Criado em: 25/02/2018 17:12:09.

Sobre o autor


PUBLICIDADE

Leia também:

Artigos recentes

Como Evoluir da Paquera para um Relacionamento

Hipertensão

Dicas Para Perder Peso Mais Rapidamente

Fazer dieta custa caro?

Quais Cuidados Se Devem Tomar ao Fazer Dietas?

Como funciona a Dieta Detox

O que é a Mentoplastia?

O que é Otoplastia?

O que é Dermolipectomia abdominal?

O QUE É LIPOESCULTURA?


Artigos mais lidos

AMACIANTE DE CARNE QUE NÃO FAZ MAL PARA A SAÚDE

Monumentos e obras pelo mundo

Como deixar um homem apaixonado usando o poder feminino

SCI - Sistema de Consumo Inteligente - Ganhe Dinheiro Consumindo Alimentos Básicos

EDUCAÇÃO E DIREITO DE TODOS.

Expansão Européia e Conquista da América Conquista da America

A era Vargas: Política, Economia e Sociedade

BICHO DE PÉ

Pneu velho pode se tornar um puff incrível.

Espécies de cactos ornamentais e seus nomes

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE

© 2021. Leitura Social. Todos os direitos reservados.