Você já ouviu falar alguma vez da Síndrome de Mega Rede?
|
|
Esse
é um problema que, provavelmente, vários negócios já enfrentaram em
várias cidades do Brasil e do mundo. A história é, basicamente, sempre a
mesma.
Por dezenas de anos, a cidade cresce devagarinho. Vai crescendo aos
poucos. E, a cada ano, mais e mais empreendedores conseguem abrir novos
negócios e até ganham bem.
Mas, um belo dia, a cidade cresce até um ponto em que uma das maiores redes de supermercado do mundo enxerga uma oportunidade.
Então, ela vê a possibilidade e monta uma loja bem mais jovem, bem mais atrativa e bem mais sucedida.
E isso causa o quê? Isso mesmo que você deve estar pensando.
Ao entrar na cidade, vários pequenos negócios começam a sofrer.
E sabe aqueles clientes que pareciam ser os mais leais e fiéis?
Pois é. Agora, eles passam a fazer a maioria das suas compras nesse novo
supermercado, que vende não só comida. Mas livros, roupas, joias,
eletrônicos, brinquedos e uma série de outras coisas.
|
|
Empreendedores
que trabalharam por anos para conquistar clientes passam a viver um
verdadeiro pesadelo. Nem seus melhores amigos estão mais comprando
deles.
Em poucos meses, uma grande rede destruiu o sonho de vários empreendedores.
Você já deve ter visto isso, por exemplo, com uma grande rede de
livraria, que engole aquela livraria tradicional, pequenininha e
conhecida de uma cidade em crescimento.
Esse é um exemplo clássico, não é mesmo?
Por que esse mesmo cenário se repete muitas vezes com o crescimento de novas cidades?
A resposta?
Porque quase ninguém conhece os segredos de como gerar mais clientes que são, ao mesmo tempo, lucrativos e leais.
Que fiquem com você mesmo que você não tenha o menor preço.
Como Gerar Clientes Leais Mesmo Que Você Tenha Um Pequeno Negócio?
É possível, sim, competir com grandes redes que focam no seu mercado.
Mas como? É o que você deve estar se perguntando.
A chave para isso é uma palavra que você deve conhecer bem e que, certamente, faz parte do seu dia a dia empreendedor.
Lealdade.
É isso que buscamos nos clientes. Queremos que eles sejam leais ao nosso negócio.
Lealdade gera um sentimento de pertencimento que faz com que seu cliente
se encante com você por anos e anos após a primeira compra.
É após a primeira venda que você conquista clientes leais e é isso o que
a maioria não sabe como fazer. Muitos empreendedores batem a cabeça
tentando ter clientes que voltam para fazer a segunda, a terceira, a
quarta, a quinta compra…
Os que voltam são os clientes realmente leais.
Mas, antes de você sair por aí caçando os clientes leais e fiéis, você já olhou para dentro do seu negócio?
Me diz, então...
Você Sabe a Diferença Entre Uma Empresa Boa e Uma Grande Empresa?
Pois
é, para chegar lá no cliente feliz, sorridente e fiel, que compra
várias vezes, você precisa pensar, antes de tudo, como está o seu
negócio atualmente.
Para começar, responda a estas três perguntas:
- Qual
a diferença da empresa que nasce, cresce e chega a 10 funcionários para
uma outra que nasce, cresce e chega a ter 10 mil funcionários?
- Quais são os erros que impedem empresas de crescer mais?
- Por que mesmo tendo um produto bom, em um mercado bom, outras ficam uma empresa anã o resto da vida?
Você sabe me responder estas perguntas?
Deixa eu te explicar, então, um conceito que pode ajudar você a crescer o seu negócio e, com isso, gerar clientes fiéis e leais.
Tá vendo esse cara?
|
|
Esse é o Jim Collins. Ele é um famoso escritor.
E passou anos e anos de sua vida conversando com mais de mil
empresários. Tudo isso para descobrir a diferença entre uma empresa boa
de uma GRANDE EMPRESA.
Por isso, ele escreveu esse livro aqui, onde conta o resultado da pesquisa.
|
|
E
ele conta, no livro, que uma das coisas mais comuns entre empresários
que conseguem fazer a empresa crescer, mesmo em tempos ruins, é o que
ele chama de Liderança Nível
5.
No sistema que criou, ele fala que os empreendedores geralmente se enquadram em um dos cinco níveis de liderança.
- Nível 1 - Pessoas inteligentes
- Nível 2 - Pessoas que trabalham bem em equipes
- Nível 3 - Gerente competente (e é aqui que a maioria dos empresários se encaixam, e não passam deste nível)
- Nível 4 - Líderes eficientes (são os que conseguem gerar resultados através do trabalho de outras pessoas)
- Nível 5 - Líderes com visão.
No nível 5, os líderes com visão têm a humildade e a ambição de criar algo maior e mais importante do que si mesmo.
Você, que é líder da sua empresa, se encaixa em qual dos 5 níveis?
Vou te falar aqui as características mais marcantes dos líderes nível 5.
1. Humildade
Um
líder nível 5 sabe que é bom, mas também sabe que sempre precisa
aprender mais. Ele tem consciência de que também pode errar. Ele tem
garra e não tem medo de encarar desafios.
Mesmo quando a coisa fica apertada, luta com unhas e dentes até achar
uma saída.
2. Visão de Longo Prazo
Ele
não troca o amanhã pelo hoje porque sabe que as coisas levam tempo. E
cuida dos clientes para que eles não sejam só para uma venda, mas para a
vida inteira.
3. Forte
Toma sobre si a responsabilidade dos erros e acertos. Nunca coloca a culpa em algo que não possa controlar.
4. Inspirador
Ele reconhece que o sucesso é por causa da equipe e dos clientes. Nunca por causa dele sozinho.
Se identificou com alguma característica? Que nota você se dá para cada uma das características mencionadas acima?
Acha que ainda precisa trabalhar alguns pontos?
Eu vou falar para você qual um dos maiores erros, no meu ponto de vista, para alcançar o nível 5 de liderança.
Tá preparado?
|
|
O dinheiro.
Esse é um erro muito comum, quando o dinheiro é a principal motivação do líder. Ele faz tudo pensando no lucro a curto prazo.
Pela experiência que tenho, quanto mais você corre atrás do dinheiro, mais ele foge de você.
Então, Pedro, qual a solução?
Olha só o segredo: Quanto mais você foca em fazer o que é certo para os clientes, mais eles começam a correr ao seu encontro.
Mas por que eu estou te revelando estas características de um líder
nível 5? Porque é o líder nível 5 que vai enxergar adiante e traçar a
rota do negócio.
O líder nível 5 não faz o trabalho pelo dinheiro, mas pela visão e paixão que tem de levar o negócio onde ele merece estar.
Não basta apenas ser bom gerente. É preciso ver as coisas antes delas
acontecerem e inspirar a equipe a se prepararem para tirar vantagem das
mudanças que estão acontecendo.
O ponto mais importante aqui é você desenvolver a visão de onde a sua empresa estará daqui a alguns anos.
De como o mundo vai mudar até lá.
Quais necessidades os seus clientes vão ter e de como você vai se preparar para suprir essas novas necessidades.
Não olhe para o retrovisor, apenas vendo o que deu certo lá atrás. O mundo muda e você precisa olhar para frente.
Essa, talvez, seja a melhor dica de hoje: veja o que ainda vai
acontecer, que ainda não aconteceu, e como você vai se preparar,
preparar a sua equipe e a sua empresa para tirar proveito dessas
mudanças.
Ou seja, tudo começa com a liderança.
Você precisa ser o líder que sua empresa merece. Precisa estar sempre
crescendo, sempre estudando, sempre melhorando e sempre liderando pelo
exemplo.
Sem isso, não adianta a gente falar sobre como encantar os clientes,
sobre como aumentar suas vendas, sobre o que você pode fazer para ter um
produto desejado.
Porque, no fundo, todo o resto depende da liderança que a empresa tem.
É a raiz para…
- A equipe
- Objetivos
- Técnica
- Parceiros
- Clientes de qualidade
Com
a visão certa, você vai atrair, justamente, os talentos, parceiros e
clientes certos. Mas, com a visão travada no curto prazo, a chance de
nadar, nadar, nadar e morrer
na praia aumenta muito.
Você precisa ser um Líder Nível 5.
Pode levar tempo, é verdade, mas começa com a decisão de, hoje, ser melhor a cada dia.
Gostou destas dicas? Então, fica atento aos próximos e-mails que vamos te enviar nos próximos dias, porque vem muito mais dicas como estas por aí.
Um forte abraço! | | Criado em: 20/04/2019 23:03:34.
|