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Você Sabia Que a Kodak Quase Faliu?

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Eu aposto que você já teve ou conhece alguém que teve um produto desta empresa há anos atrás…



Até 2012, a Kodak competia com a Fuji pela liderança do mercado de fotografia mundial. Ambas com produtos de qualidade e reconhecimento mundial.

Ela chegou a estar entre as 500 maiores empresas que mais faturam em território Americano, ocupando a 408ª posição, com um faturamento médio de US$ 6 bilhões por ano.

Era conhecida como maior fabricante de filmes para fotografias (guarde bem essa informação, ok?).

Mas por que hoje quase não ouvimos mais falar da Kodak?

A empresa de fotografia decretou falência em 2012 com uma dívida de mais US$ 7 bilhões.

Porém, mais estranho é que ela poderia ter sido a empresa mais inovadora do seu mercado, se tivesse pensado um pouco mais fora da caixa.

Um pouco além do seu mercado. Do seu tempo.




Por Que Ninguém Mais Fala da Kodak?

Dá só uma olhada nessa história muito curiosa…

O ano é 1973. Um visionário engenheiro e empreendedor fora contratado para trabalhar na Kodak.

Ele...



Esse é Steven Sasson e sua missão na empresa era desenvolver um "dispositivo de carga acoplada", para melhorar a resolução das fotos tiradas com câmeras da Kodak.

Depois de anos testando, muito trabalho duro, noites sem dormir e almoços no laboratório, Steven finalmente encontrou uma solução para o dispositivo.

Em dezembro de 1975 ele conseguiu fazer história: tirou uma foto que coube em um grande cartão de memória e depois fora gravada em uma pequena fita K7.

(Aposto que você ficou surpreso, não é? Não eram só músicas que eram gravada em fitas K7!).

E o resultado de tantos anos de pesquisa foi uma máquina como essa…



Bem… Não é nada bonito, ok... E é grande pra caramba se comparada com as câmeras e celulares de hoje.

Mas ainda assim extremamente inovadora para sua época. Por quê?

Bem, trata-se da primeira câmera digital do mundo.

A primeira câmera que não precisava de filmes. Ninguém precisaria gastar com filmes e revelações.

E olha que ela foi criada em 1975, 25 anos antes da Olympus E-10, a primeira câmera digital com um display de LCD para visualização de imagens em tempo real.

Assim que Steven fez sua descoberta, sentiu seu peito dominado por uma felicidade sem precedentes.

Anos de estudo e trabalho duro haviam finalmente sidos recompensados.

Ele iria mostrar à diretoria da Kodak.

Já podia ouvir as frases de felicitações pela descoberta. Conseguia sentir todo o mercado de tecnologia o reconhecido com a maior autoridade em fotografia.

E sim, ele sabia que iria ganhar muito dinheiro pela descoberta. Mas isso não era tudo para ele, sua felicidade e sentimento de ter deixado um legado para a humanidade era muito maior.

Assim, empolgado de tanta alegria, Steve foi apresentar sua revolução, esperando ser recebido com o reconhecimento e os elogios que merecia…

E adivinha só?




Em Vez de Ver Oportunidade, Eles Viram Ameaça.

Steven Sasson foi demitido do seu cargo.

O pensamento geral da diretoria da Kodak, ao ver a invenção de Steven foi o seguinte:

“Como a empresa iria continuar a vender filmes de câmera se as pessoas começassem a tirar fotos digitais?† 

Essa visão simplista diante de uma inovação criada dentro de seus laboratórios fez com que a Kodak cometesse um erro após o outro, que foi…

Pararam de focar em grandes inovações.

Essa história é até hoje estudada pelos especialistas como um exemplo de miopia de marketing. Que é você acreditar que sua marca deve vender apenas um tipo de produto.

A Kodak acreditava que estava no mercado de vender isso…



Quando poderia estar a frente do mercado de câmeras digitais.

E aos poucos a empresa começou a diminuir no mercado de fotografia.  

Para você ter uma ideia...
  • Em 1996 a Kodak tinha um “valuation†de $31 bilhões de dólares.  “Valuation†é a estimativa para o mercado de quanto a empresa vale. 
  • Em 2012 a empresa quase quebrou. Eles pediram ajuda do "bankruptcy protection", um fundo de proteção à empresas dos EUA, para não falirem completamente.
  • Em 2013, a Kodak saiu do vermelho voltando a ativa. Por causa do atraso deles no mercado de câmeras digitais, hoje tem um “valuation†de apenas US$3 bilhões.  Ou seja, menos de 10% do seu valor original.

E olha que nem mesmo a “embalagem†da Kodak é atraente.

Veja a sede deles em Nova Iorque… em 2012…



Parece que ela parou na década de 70, não é?

Nem parece uma empresa de tecnologia.


3 Coisas Que Você Pode Aprender Com Essa História da Kodak?

1. Não Pense Que Suas Vendas de Hoje, Significam Vendas Amanhã

Mercados sempre mudam. Você sempre tem que olhar para o futuro. Olhar não para o que está funcionando agora, mas para o que vai funcionar nos próximos meses e anos.

Os sucessos que você teve no passado são importantes, mas só irão continuar se você conseguir mudar com o tempo.


2. Não Tome Decisões Baseadas Apenas em Faturamento

Em vez disso prefira ler o seu mercado. E tomar decisões baseadas nos desejos e necessidades dos clientes.

A Kodak poderia ter criado a primeira câmera que as pessoas não precisariam gastar com filmes e revelações - o quão mais caro poderia custar uma câmera dessas em 1975?

Mas em vez disso, preferiu continuar no jogo de sempre. Teve mais medo de perder do que vontade de ganhar.



3. Não Destrua Suas Vantagens Competitivas

Esteja sempre a frente da inovação no seu mercado.

Para isso você precisa focar sempre em diferenciação. Deve trabalhar constantemente os seus ângulos únicos.

Criado em: 28/12/2018 02:27:04.

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